Parceira entre Saúde e Educação distribui muda de citronela, repelente natural de combate à dengue

Moradores do Bairro Aparecida foram os primeiros beneficiados com a entrega

Com o intuito de combater cada vez mais o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungnyia e zika vírus, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação se uniram para um projeto. Profissionais do posto de saúde e da escola municipal do Bairro Nossa Senhora Aparecida distribuíram, durante à tarde da quinta-feira (22), mudas de citronelas. A planta auxilia no combate a proliferação do mosquito, através de seu odor. Além disso, cartilhas foram distribuídas para orientar a comunidade.

O enfermeiro da Unidade de Saúde do Aparecida, Ezequiel Delgado, explica que a parceria entre a Secretaria de Saúde e Educação foi possível desenvolver nas aulas de Artes Visuais e Língua Portuguesa o conteúdo para a cartilha.

– Os profissionais de saúde fizeram o plantio da citronela, enquanto que os alunos distribuíram as cartilhas, onde tem orientações de como proceder após a plantar estiver em tamanho ideal, e seguir a distribuição –  explica.

A intenção da equipe é na medida em que as plantas cresçam, proporcionar que os demais moradores sejam beneficiados e, estender a todos os moradores dos demais bairros de Xanxerê.

Citronela para combate à dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a dengue ocorre especialmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Uma maneira natural e eficaz de combater a doença é por meio da citronela, que mantém os mosquitos afastados da pele.

A citronela é uma planta que possui mais de 80 componentes, entre eles o aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico. Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela pode ser cultivada nos jardins, usada como óleo para o corpo ou em aromatizadores de ambiente ou difusores elétricos.