Prefeitura de Xanxerê inicia planejamento das ações do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC

O município de Xanxerê – oeste catarinense aderiu neste ano ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/SC. A iniciativa tem por objetivo intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais e inclui planejar, desenvolver, implementar e gerenciar soluções que fortalecerão o empreendedorismo, a educação e  o município como um todo.

As 25 soluções que compõem o programa foram apresentadas pela equipe do Sebrae/SC, nesta segunda-feira (19), durante reunião (kickoff meeting) com o prefeito Avelino Menegolla, secretários e diretores da equipe de governo. Acompanharam o coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani no encontro, aanalista técnica Carolini Scheffer Demeterko e as consultoras credenciadas à entidade Neusa Aparecida de Oliveira e Beatriz Silveira.

Parmeggiani destacou que o objetivo do Sebrae/SC é criar condições para aproveitar as oportunidades locais e auxiliar o município no desenvolvimento do ambiente de negócios.

– Com a implantação das soluções e o comprometimento de todos será possível potencializar o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável – explica.

O prefeito Menegolla ressaltou que a implantação do projeto vem ao encontro de algumas dificuldades que os municípios encontram no momento de planejar as ações.

– Entendemos que com um bom planejamento podemos melhorar a estrutura administrativa, fortalecer o empreendedorismo com apoio aos negócios existentes e aos jovens que querem empreender. O programa será importante para que o empreendedor fortaleça seus negócios e encontre novas oportunidades de investimento – salienta.

Para o secretário de desenvolvimento econômico, Charles Luiz Rabaiolli, com a coordenadoria do Sebrae e alinhamento entre os secretários será possível obter bons resultados.

– Quanto aos frutos, podemos citar a gestão organizacional que o município terá, além da implantação de ferramentas para desburocratização, Sala do Empreendedor, Programa de Educação Empreendedora, entre outros. O município tem infraestrutura e com planejamento sustentável terá condições de crescer de forma organizada – avalia.

Xanxerê conta com mais de 50 mil habitantes. Tem sua base econômica focada na indústria, comércio e serviços (60%) e agronegócio (40%). Atualmente mais de 4 mil empresas entre grandes, médias e pequenas contribuem para o desenvolvimento da economia que é bem diversificada.

– O setor de logística está em expansão, pois estamos em um ponto estratégico para distribuição, temos um setor metal mecânico desenvolvido, agroindústria forte, entre outros – destacou o diretor de Desenvolvimento Econômico Wilson Neudi Lohmann.

Segundo ele, o Programa Cidade Empreendedora facilitará a desburocratização e auxiliará na inovação.

– Temos vários pontos positivos para explorar melhor. Somos referência em educação, na questão da saúde com uma cardiologia de ponta e vários outros setores em desenvolvimento. Temos que pensar no mercado futuro e o projeto será essencial para auxiliar no planejamento – finaliza.

Programa Cidade Empreendedora

Entre as soluções do Programa Cidade Empreendedora que serão implementadas em Xanxerê estão as seguintes: Atores do Desenvolvimento (consultoria para inscrição ao prêmio Prefeito Empreendedor, Fórum Estadual de Secretários, cursos de formação e atualização, entre outros), Desburocratização Rede Simples, Sala do Empreendedor (estruturação e alinhamento da Sala do Empreendedor, adequação da legislação de atendimento e suporte ao MEI, apoio ao empreendedor por meio de consultorias especializadas Sebrae etc), além de ações na área de compras, Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Crescendo e Empreendendo, Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal, Gestão Orientada para Resultados, entre outros. Na reunião, a consultora Neusa explicou como funciona cada uma delas.

Com informações MB Comunicação