Prefeitura conta com profissionais especializados para atendimento odontológico

Xanxerê tem 13 unidades de saúde para atender a comunidade. De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, os atendimentos são realizados. Na área de odontologia, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 18 cirurgiões dentistas, que realizam o exame clínico nos postos e encaminham para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Nos postos de saúde, de acordo com o secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Lovatel, o paciente solicita agendamento para a consulta. O profissional realiza o exame clínico, onde na própria unidade pode ser feito restauração, limpeza e extração.

– Havendo necessidade de atendimento especializado, como periodontia, endodontia, pequenas cirurgias e reabilitação oral, que são as próteses dentárias, o cirurgião encaminha para o CEO, localizado na Avenida Brasil – explica o secretário.

Dos 13 postos, apenas quatro (Tonial, Tacca, João Winckler e Cambuinzal) ainda não possuem dentistas, mas os pacientes que precisam de atendimento são encaminhados para outra unidade de referência, como Castelo Branco, Esportes, Bortolon, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Sésamo, Hélio dos Anjos Ortiz, Aparecida, São Romero e Vista Alegre.

Equipe odontológica

Dos 18 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, três realizam atendimento especializado nas áreas de periodontia( tratamento das doenças da gengiva), cirurgia oral menor (extrações de siso ), também, endodontia ( tratamento de canal).  São realizados atendimentos aos pacientes especiais na Apae de Xanxerê.