Saúde de Xanxerê intensifica ações para atender as demandas

A Secretaria Municipal de Saúde vem atuando, ao longo de 2017, com o intuito de oferecer ainda mais qualidade nos atendimentos aos pacientes e buscando cumprir com as demandas, que são umas das maiores da administração. Desta forma, nos últimos 60 dias conforme levantamento uma série de serviços foram ampliados para a população, proporcionando agilidade e demais encaminhamentos pendentes.

Três importantes credenciamentos foram firmados: das cirurgias eletivas com o Hospital Regional São Paulo, que a partir de janeiro inicia o serviço, com recursos através da prefeitura.  A previsão da equipe médica é realizar cerca de 40 cirurgias por mês. O secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Lovatel, explica que há anos não era realizada essa forma de trabalho e vai trazer melhorias.  O serviço de mastologia (consultas e procedimentos cirúrgicos) foi credenciado, além do ginecologista, para procedimentos ambulatoriais (conização, cauterização, biopsia, colposcopia).  Além disso, houve a contratação de um psiquiatra para atuar no Caps, a renovação do contrato com urologista, a criação do decreto regularizando o serviço de sobreaviso da enfermagem e referenciado as gestantes de alto risco para um novo serviço ambulatorial de obstetrícia.

– Firmamos a parceira com o hospital para atendimento da gestante que precisa de cuidado especial e, ela recebe todo o acompanhamento até o parto – completa o secretário, salientando que este é um serviço inédito no município.

Serviços realizados

Dentre as ações, foram realizadas mais de 400 mamografias, 39 cirurgias de cataratas, onde os pacientes foram para São Lourenço do Oeste, com acompanhamento da Secretaria. A equipe realizou, também, cerca de 1.200 ultrasons, 500 tomografias, ressonância e eletroneuromiograma, além de 80 cirurgias eletivas, realizadas nos hospitais de Faxinal dos Guedes, Coronel Freitas e Pinhalzinho. E, somente no agendamento, foram atendidas 5.679 pessoas. A Secretaria voltou a atuar na Sala de Situação de Combate a Dengue, para combater o mosquito e promover a conscientização e envolvimento das entidades e todas as comunidades.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Lovatel, o saldo de trabalho é positivo, apesar das dificuldades enfrentadas, mas que toda equipe atua para atender as mais diversas demandas dos usuários do sistema.