Gestores participam de Encontro Nacional de Banco de Alimentos e garantem R$ 100 mil para Xanxerê

Acontece em Brasília, o II Encontro Nacional de Gestores de Bancos de Alimentos. O diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Edson Zape e a secretária geral dos Conselhos Municipais, Giovana Zandoná, participam. O objetivo é promover a capacitação de gestores públicos para operar os bancos de alimentos como espaço articulador de políticas públicas. O encontro é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Edson Zape e Giovana Zandoná são conselheiros municipais do Conselho de Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional.

– Poder participar deste encontro é de extrema importância, especialmente pelas informações que recebemos e pelos contatos que podemos fazer. Estivemos com o secretário de Desenvolvimento Social, Caio Rocha, que destinou o valor de R$ 100 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – explica. O recurso será aplicado para fortalecer a agricultura familiar.

A programação contempla debates sobre gestão do equipamento, da segurança de alimentos, além de capacitação técnica para utilização de software de apoio à gestão e ainda adesão à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Conforme a organização, o evento é um espaço de qualificação fundamental para renovar e ampliar conhecimentos da equipe técnica responsável pela gestão dos bancos de alimentos. Além disso, será um momento para o compartilhamento de experiências, sobretudo na articulação de políticas públicas para promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada.