Prefeitura entrega credenciais para recicladores cadastrados no Programa VTA

Os 30 recicladores cadastrados no Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal (VTA) foram convocados para uma reunião, durante à tarde da terça-feira (21), onde participaram de uma capacitação. Nesta etapa, o Departamento Municipal de Trânsito (Demut) reuniu a Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros para que cada órgão prestassem as principais informações ao grupo.

Na palestra, que contou também com a participação das equipes das Secretarias Municipal de Assistência Social e Políticas Ambientais, a coordenadora do Demut, Clarice Beatriz Serena, destacou que a circulação com veículo de tração animal é regulamentada conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as regras precisam ser cumpridas.

A Polícia Civil salientou que quando receber o processo, é por conta do registro de alguma apreensão ou fato crime e, espera que tais situações não ocorram. Já a Polícia Militar destacou os principais riscos na condução, bem como as responsabilidades. E, a informação repassada pelo Corpo de Bombeiros, foi em relação aos primeiros socorros em caso de acidente.

O prefeito Avelino Menegolla participou do encontro e disse que esta ação tem o objetivo de trazer melhorias e qualidade de vida, tanto para o animal quanto para os recicladores.

– Temos que fazer esta mudança, faz parte do atual momento que vivemos e esperamos contar com a colaboração de todos – salientou.

Entrega das credenciais

O Demut emitiu as carteiras de identificação, as quais devem ser sempre utilizadas pelos recicladores e apresentadas em caso de fiscalização. Foi entregue também as placas com numeração, que deverão ser fixadas nas carroças.

– Aproveitamos esta capacitação para entregas as credenciais. É importante que durante a circulação pelas ruas o reciclador esteja com estes documentos, que será sua identificação e também a autorização para fazer o trabalho – comenta Clarice.

A Unoesc Xanxerê é parceira no projeto e tem realizado os exames e consultas nos cavalos, para que se cumpra com o bem estar dos animais, além de várias orientações. O VTA tornou-se lei no município neste ano de 2017, e conforme a redação, os recicladores tem o prazo de dois anos para buscarem outras portas de trabalho, já que será proibida a circulação de carroças com animais no perímetro urbano de Xanxerê. A administração, futuramente, pode buscar outras formas de manter o serviço de reciclagem, com outros meios possíveis para a coleta dos materiais.