Audiência Pública apresenta diagnóstico da população idosa em Xanxerê

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (03) audiência pública virtual para apresentação do Diagnóstico da Situação da População Idosa e Plano Municipal de Atenção à Pessoa Idosa do município de Xanxerê.

Com a estatística de que em 2050 Brasil será a sexta população mais velha do Planeta, onde teremos mais idosos do que crianças, é imprescindível que os órgãos públicos estejam preparados para tal realidade.

O diagnóstico é resultado de uma das ações do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), o qual se caracteriza como processo de busca do conhecimento sobre a realidade local, inclusive para identificar o potencial do poder público e do setor privado para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Como forma de dar efetividade à Política Municipal do Idoso, em 2020 o Poder Executivo criou o Programa de Envelhecimento Ativo (PEA), programa de caráter intersetorial desenvolvido de forma conjunta com todas as secretarias municipais.

Participaram do diagnóstico todas as secretarias municipais, Lar do Idoso, APADAVIX, APAE, FCDX, CREAS, CRAS, Família Acolhedora, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Delegacia Regional e DPCAMI, Conselho do Idoso, ASAPREV, Centro de Convivência Conviver.

O vice-prefeito Adenilso Biasus fez a abertura da audiência pública destacando a importância da apresentação do diagnóstico para o município para que se possa direcionar ações mais assertivas e efetivas que levará ao fortalecimento da Política Pública do Idoso.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Contini, enalteceu que a partir do diagnóstico apresentado poderão ser traçadas metas para garantir que os direitos sejam efetuados no município para as pessoas idosas.

A realização do diagnóstico ocorreu através da terceirização do serviço, com a contratação da empresa VSD Consultoria e Assessoria.