Departamento de Cultura realiza 11ª Primavera dos Museus
O Departamento de Cultura organiza a 11ª Primavera dos Museus, que acontece até o dia 24, próximo domingo. Em Xanxerê, a comunidade poderá visitar o Museu do Milho Antonio Sirena, onde uma programação especial foi planejada, com exposições e feiras. O museu, que está localizado no Parque da Femi, estará aberto a partir desta quarta-feira (20), para apresentar exposição Entre o estranhamento e a fascinação, o Oeste Catarinense pela lente de Fritz Plaumann.
A exposição desta quarta consiste em apresentar o trabalho de Plaumann, conhecido por ser colecionador e reuniu um dos maiores acervos de entomologia conhecidos no Brasil que está localizado em Seara. Plaumann atuou também como fotógrafo, deixando uma coleção de imagens sobre a natureza do alto Uruguai e as transformações que foram ocorrendo a partir da colonização. Para quem desejar, a exposição ficará até o mês de dezembro em Xanxerê.
Confira a programação completa da 11ª Primavera dos Museus, com o tema Museus e suas memórias, de 19 a 24 de Setembro:
O que? Exposição dos imigrantes portugueses: a vinda para o Brasil destacando uma família de Xanxerê
Local? Museu do Milho
O que? Feira de livros infantis e literatura adulta
Local? Praça Tiradentes (durante todo o dia)
A coordenadora de patrimônio e memórias, Aguinetes Barfknecht, salienta que o museu estará aberto para visitação, com o moinho em funcionamento, para apresentar o processo da moagem do milho, até sua transformação em farinha. As escolas que tiverem interesse em agendar uma visitação podem entrar em contato pelos telefone 3441-8566 e 3441-5833.
Sobre a 11ª Primavera dos Museus
O tema da 11ª Primavera dos Museus vem destacar a importância de se valorizar a memória institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação, que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais – e que tem no museu um importante ponto de conexão. Acostumamos a entender o museu como espaço privilegiado para a “administração da memória”, pelo seu papel fundamental na organização, preservação e promoção do conhecimento em torno dos bens, materiais e imateriais, que referenciam as mais diversas culturas. Seus patrimônios se constituem não apenas de edifícios e acervos, mas também de memórias e histórias, cuja extroversão se dá por meio do trabalho museológico, como as exposições e as interações com o público. Assim, o tema da 11ª edição da Primavera dos Museus convida público e instituições participantes a juntos alinhavarem trajetórias, processos e resultados de sua presença e atuação, abrindo espaço para a inclusão da sua produção na malha diversa que é a memória coletiva.
Assessoria de Imprensa