Prefeitura reúne entidades após sanção da lei do Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal

A Prefeitura de Xanxerê reuniu, nesta manhã de sexta-feira (28), representantes das entidades que vão auxiliar no cumprimento da lei, sancionada pelo prefeito Avelino Menegolla, que trata sobre o Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal. O objetivo é desenvolver mecanismos eficazes para o cumprimento da lei.

De acordo com o advogado da Prefeitura de Xanxerê, Fernando Dal Zot, o encontro com entidades parceira é para colocar em prática o que se propõe a lei, bem como traçar os objetivos iniciais.

– Estamos reunidos para discutir onde, quando e de que forma faremos o cadastramento social dessas pessoas e animais que utilizam as carroças, além de iniciar o debate quanto aos meios para capacitá-los através de palestras e, ainda os encaminhamentos para a avaliação sanitária dos animais – explica.

Entre os objetivos da lei estão também às formas de oportunizar os recicladores para outros postos de trabalho.

– Vamos criar grupos de trabalho, para que se pense nas capacitações e na profissionalização dessas pessoas envolvidas, mecanismos de inserção social e até mesmo o fortalecimento das associações de recicladores – salienta.

Após a reunião, será editado um decreto regulamentando os prazos e encaminhamentos gerais. Participaram do encontro representantes da Unoesc Xanxerê, Secretarias Municipais de Assistência Social e Políticas Ambientais, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito.