Xanxerê confirma mais dois casos de dengue autóctone

A Vigilância em Saúde de Xanxerê confirmou mais dois casos de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do município. Trata-se de dois homens, um de 27 anos e um de 23 anos, que residem em Xanxerê e que não viajaram para nenhum lugar.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, salienta que “por mais que neste momento estamos preocupados com o coronavírus, não podemos deixar de manter os cuidados simples com nossa casa, nosso local de trabalho, evitando a proliferação do mosquito da dengue”.

Desde o início do ano o município já registrou mais três casos de dengue: dois não autóctones e um autóctone, totalizando cinco casos com os deste final de semana. Em relação aos focos do mosquito da dengue, de 01 de janeiro até o dia 20 de abril foram registrados 414. Em relação do mesmo período do ano passado foram 347 focos.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as equipes continuam com as ações para combater a proliferação do mosquito da dengue. Em caso de aparecimento dos sintomas, as pessoas devem procurar a unidade de saúde de sua referência para atendimento e acompanhamento.

CUIDADOS

A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados com o acúmulo de sujeiras em calhas que possam reter água e que venha a se tornar um possível criadouro, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, recipientes pequenos como tampas de garrafas, copos plásticos e tampinhas de refrigerante.