Assistência Social reúne MP e entidades para apresentar Plano de Intervenção Comunitária no João de Barro

Em razão de uma série de problemas sociais identificados entre os moradores do Condomínio João de Barro, no Bairro Vila Sésamo, é que o Ministério Público recomendou a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a elaboração de um Plano de Intervenção Comunitária. Para isso, a Secretaria reuniu nesta semana o promotor de justiça, o presidente da Câmara de Vereadores e representantes de entidades, clubes de serviços e instituições de ensino.

Entre as principais demandas, estão: limitação do universo cultural, vulnerabilidade econômica, conflitos entre vizinhos, evasão escolar (adolescência) e trabalho infantil. A diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luciana Contini, explica que para realizar as ações necessárias no bairro, diante da recomendação do MP, a Secretaria busca apoio de entidades parceiras.

– Por isso que reunidos as entidades, os representantes, para iniciar esta conversa e apresentar nosso plano de intervenção – disse.

Para a implementação do Plano de Intervenção Comunitária, a Secretaria Municipal de Assistência Social definiu dois eixos principais. O atendimento de proteção social básica in loco que vai realizar o cadastramento das famílias, para diagnosticar novos núcleos familiares por habitação, contendo perfil por faixa etária e outras informações. A equipe do Cras e SCFV atuarão no cadastramento. Outra forma, é o atendimento integrado com demais serviços, políticas públicas, entidades e clubes de serviços, que teve início com a reunião, no auditório da Prefeitura de Xanxerê.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria