Prefeitura de Xanxerê investe para melhorar qualidade de vida dos funcionários

Visando diminuir o número de colaboradores com problemas de saúde em função de equipamentos que não estavam adequados à ergonomia, a Prefeitura de Xanxerê investiu na aquisição de três carrinhos para auxiliar nos trabalhos executados pelas colaboradoras dos Serviços Gerais.

De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho, Silvana Dachery, após a reforma que foi feita no prédio da administração municipal, foi pensado em trazer mais qualidade de vida às pessoas que fazem o trabalho de serviços gerais na prefeitura, já dentro do Plano de Valorização dos Profissionais.

Para a psicóloga Aline Campigotto, o que se busca é melhorar a qualidade de vida dos funcionários. “Muitas funcionárias acabavam faltando ao trabalho em função de problemas ocasionados pelo esforço repetitivo que algumas tarefas exigiam”, destacou.

Cada carrinho possui um balde espremedor e uma vassoura (mop úmido), o que faz com que as servidoras não necessitem mais se abaixar, torcer o pano e nem carregar os baldes com água. “Este benefício melhorou o trabalho desempenhado por elas e também a qualidade de vida das mesmas. É preciso adequar o ambiente ao funcionário e não o contrário”, destacou Aline.

Para a serviços gerais Roseli Maia, o trabalho melhorou muito depois da aquisição dos carrinhos. “Antes eu estava sempre com dores nas costas porque precisava me abaixar muito para limpar, agora, com esse novo sistema, melhorou muito e não sinto mais dor”, enfatiza Roseli.

Segundo ela, o carrinho é bom porque não é necessário fazer esforço para carregar balde com água, o que prejudicava os braços. “Eu gostei muito e as outras funcionárias também, pois isso veio para contribuir com o nosso trabalho”.