Iniciada sensibilização da Coleta Seletiva em Xanxerê

 

Para conscientizar as famílias sobre a coleta no último sábado (05) estiveram reunidos servidores públicos, membros de entidades, associações e lideranças da comunidade para realizar a sensibilização dos moradores do Bairro Vista Alegre.

O material seco (lata, vidro, papele plástico) deve ser acondicionado em recipiente separado,o qual será recolhido nas terças-feiras por um caminhão diferenciado. Lembraram ainda que as embalagens devem ser lavadas antes de serem descartas para não sujar os demais materiais e inutilizar o papel.

Foi sugerido aos moradores que reaproveitem o material orgânico como adubo em suas hortas e jardins.

Foram visitadas mais de 500 residências para a entrega de um folder explicando como será realizada a coleta neste setor. O rejeito e o material orgânico (restos de legumes e frutas, comida, pó de café e erva-mate) continuarão a ser recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras, devendo agora o rejeito (fraldas, papel higiênico guardanapos de papel, absorvente) ser colocado em saco separado, já que o material orgânico irá para compostagem.

A campanha inicia no Bairro Vista Alegre levando em consideração que Associação de moradores há vários anos já realiza esse trabalho.

O material reciclável separado do lixo orgânico será destinado a ARXAN e outras associações e cooperativas de catadores, conforme Lei Federal de Resíduos Sólidos 12.305/2010.

Durante a semana está acontecendo a sensibilização nas Escolas, Cesex, Cras, Grupo de Idosos e Cube de Mães, sendo que as entidades estarão continuando com a sensibilização nos finais de semana.