Cultura faz chamamento para cadastrar artistas e produtores culturais de Xanxerê

O cadastro pode ser feito na Prefeitura de Xanxerê, até o fim deste mês

O Departamento de Cultura vai aderir ao Sistema Municipal de Cultura, mas para isso, precisa seguir os devidos encaminhamentos. Como ponto de partida, será criado o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, um instrumento de coleta, organização, análise e armazenamento de dados sobre a realidade cultural do município. Isto é, até o fim deste mês de janeiro ocorre o chamamento para que artistas e produtores culturais façam seus cadastros na Prefeitura de Xanxerê.

O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) dará condições ao Departamento de Cultura ter conhecimento de quem produz arte em Xanxerê. Diego Gonçalves, diretor de cultura, explica que a partir do banco de dados o departamento tem condições de planejar e desenvolver a cultura no município.

– Precisamos dessas informações, de quem faz cultura em Xanxerê, seja das mais diversas áreas, desde ator, cantor, dança, entidades, enfim. Queremos atuar com planejamento participativo e precisamos dessa iniciativa – comenta.

A intenção do departamento, além da criação do banco de dados, é fomentar a cultura no município, dando valor aos talentos de Xanxerê.

– Hoje o município não tem essa estrutura, de banco de dados, e queremos criar para poder convidar nossos artistas para também participarem dos nossos eventos, mostrar os talentos que temos aqui e muitas vezes não são conhecidos – garante.

Objetivos do SMIIC

Entre os objetivos do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, estão: reunir dados qualitativos, quantitativos e territoriais sobre a realidade cultura do município; subsidiar o planejamento e a avaliação das políticas culturais; difundir a produção e o patrimônio cultural; intensificar o acesso às fontes de financiamento das atividades culturais, bem como às diversas ações culturais organizadas pelo Poder Público e pela sociedade, nas suas diversas áreas, no âmbito municipal, entre outras.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria