Perfuração ligará canalização de esgoto de Xanxerê à estação de tratamento

Equipe da prefeitura de Xanxerê se reuniu com representantes da Casan e da empresa Bolognese – responsável pela execução do esgoto sanitário no município – com o objetivo de discutir as obras que ligarão os encanamentos de esgoto dos bairros Centro e Castelo Branco, até a estação de tratamento no interior. Este foi o segundo encontro em pouco mais de 60 dias.

Segundo o Secretário de Obras do município, Rivael Sander Freschi, a reunião foi para definir os ajustes finais do orçamento para retomar as obras.

“Isso pode ir até o fim deste mês para finalizarmos, para que, possivelmente, reiniciar a obra em setembro”, destaca.

Dentro do cronograma, na primeira etapa foi realizada a canalização no centro da cidade, com a estação elevatória, localizada no prolongamento da Rua Coronel Passos Maia, que vai bombear o esgoto até a estação de tratamento, construída na Linha Invernadinha. Outra etapa foi a colocação da canalização no Bairro Castelo Branco – obra realizada pela Casan.

“A rede esta pronta, o que falta é a ligação até a estação de tratamento que fica no lado oposto da BR 282. Nós definimos que vamos fazer uma travessia não destrutiva, onde será perfurado por debaixo da rodovia para fazer a travessia da tubulação. Por isso à necessidade dos ajustes orçamentários,” ressalta.

Na obra já foram investidos mais de R$ 9 milhões do Governo Federal (centro e estação de tratamento) e R$ 1,1 milhão do Governo do Estado (por meio da Casan) no Bairro Castelo Branco.

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

Através da empresa Ampla Consultoria e Planejamento, a prefeitura de Xanxerê iniciou em maio de 2013 as reuniões públicas com a divulgação do primeiro diagnóstico dos sistemas de saneamento, possibilitando estudos para definir a política de saneamento básico para o município.

Os encontros realizados no interior, no centro e nos bairros, enfatizaram uma previsão de como serão os próximos 20 anos no âmbito da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

O Plano de Saneamento é um instrumento fundamental para viabilizar a captação de recursos públicos federais, além de nortear os  investimentos para que todos, de forma integral, recebam com qualidade os serviços de abastecimento de água potável, coleta, transporte e tratamento de esgoto, manejo de águas pluviais e de resíduos sólidos.

Esses serviços são considerados essenciais para prevenir doenças, minimizar a poluição e promover a saúde pública e ambiental. O planejamento realizado em Xanxerê é fundamental para que o município consiga nos próximos anos os recursos da FUNASA.