Crianças atendidas nos CESEX participam de formatura de Capoeira

O ginásio do colégio Costa e Silva recebeu na tarde do último dia 21 de maio, sábado, 77 novos capoeiristas. São alunos que participam dos projetos dos Centros Socioeducativos de Xanxerê (CESEX) da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O evento faz parte do projeto “Capoeira Arte e Movimento” que reuniu capoeiristas da região e de outros estados, e que iniciou na quinta-feira (20) com a apresentação da palestra “Direitos e deveres dos capoeiristas” e na sexta-feira com a palestra “Capoeira como instrumento de inclusão social”, ministradas pelo Mestre Ceará, que é uma referência no esporte em todo país.

O evento culminou com a formatura e graduação dos alunos dos CESEX, que receberam a corda, que significa a graduação que os atletas devem conquistar para formar-se mestre nesta modalidade esportiva.

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, a capoeira é uma das atividades socioeducativas desenvolvidas nos CESEX que atende aproximadamente 150 crianças, no horário do contra turno escolar.

O Mestre Ceará informou que para o atleta ser graduado precisa atender, além dos requisitos técnicos da capoeira, também é necessário ser um bom aluno, bom filho e bom cidadão, características que são cobradas de todos os alunos.