Xanxerê cria Fórum Municipal de Educação

Na semana passada a Secretaria de Educação de Xanxerê criou o Fórum Municipal de Educação (FME), que tem cunho permanente de responsabilidade sobre a coordenação das ações de construção, revisão e acompanhamento do Plano municipal de Educação (PME).

O FME é formado por representantes do executivo municipal, instituições de ensino, sociedade civil organizada, estudantes, Conselho Tutelar, comunidade escolar e todos os interessados na temática educação.

– A partir da criação do Plano Municipal de Educação inicia-se o trabalho do Fórum, o qual é responsável pelo acompanhamento da implementação das metas e estratégia aprovadas no Plano. O PME possui força de lei e aborda o conjunto de instituições de Ensino existentes em nosso município, considerando as redes municipal, estadual, federal e privada, que atuam em diversos níveis e modalidades de ensino. Destacou o professor Claudio Luiz Orço, representante da Unoesc (Instituição Comunitária).

A participação social através do FME, é considerada de fundamental importância no processo de implementação do Plano Municipal de Educação, que deve estar em harmonia com os desafios locais, garantindo a diversidade de posicionamentos sobre a educação.

– Desta forma, o FME além de comprometer o governo municipal na execução do Plano, faz com que a sociedade assuma seu compromisso no acompanhamento e monitoramento de sua aplicação. Finalizou Orço.