Projeto deixa Xanxerê mais arborizada

A Secretaria de Políticas Ambientais teve como destaque este ano o projeto de arborização, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os impactos ambientais negativos, gerados pela emissão excessiva de CO2, e que somente através de uma mudança efetiva de das práticas diárias será possível reverter ou amenizar esse quadro.

Desenvolvimento do Projeto na Rua Cel. Passos Maia

Na principal via urbana da cidade foram plantadas diversas mudas de árvores para revitalizar esse espaço público tão acessado pelos xanxerenses e visitantes. Após estudo realizado pelos técnicos, algumas espécies foram escolhidas levando em consideração possíveis rachaduras nos passeios, contato com a fiação elétrica e resistência diante de chuvas.  A Rua Cel. Passos Maia recebeu um projeto de Revitalização de toda extensão sendo 1,5 km com o plantio de 166 mudas de árvores (quaresmeira, pata de vaca, manacá da serra, primavera, extremosa entre outras).

Desenvolvimento do Projeto nas Escolas

Também neste foi desenvolvido o trabalho de arborização nas Escolas do Município. Além do plantio de árvores e flores, foram realizadas aulas de Educação Ambiental, utilizando mudas de diversas espécies nativas, incluindo espécies frutíferas que posteriormente proporcionarão para as crianças os frutos. As escolas beneficiadas com projeto foram: Carrossel – Bairro São Romeiro, Cirilo Dal’Oglio – Bairro Vila Sésamo, João Cruz e Souza – Bairro Monte Castelo e Pequeno Príncipe – Bairro Tonial. Totalizando 45 mudas de árvores nativas. Participando também na recuperação da Escola Particular Integração, após a passagem do Tornado.

Desenvolvimento do Projeto em Áreas degradadas

O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas é de suma importância. A Secretaria possui uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da Engenharia, Geografia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, para a execução de programas voltados à recuperação e restauração ambiental, aliando estratégias que resgatem o potencial biológico e socioeconômico das áreas.

O “Colina Verde” foi utilizado irregularmente como depósito de lixo e moradia de famílias durante muitos anos. A partir da ação conjunta entre as Secretarias de Habitação, Social, Agricultura e Políticas Ambientais as famílias foram realocadas, e o lixo foi remanejado para o aterro sanitário do município. Atualmente a área está sendo recuperada.  Até o momento houve o plantio de 100 mudas de árvores Nativas.

Desenvolvimento do Projeto de Doação de Mudas

A ação foi fruto das comemorações do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Políticas Ambientais entregou mudas de plantas nativas, como goiaba, ipê (roxo, amarelo, rosa) Araucária, Guabiroba, Araçá, Pitanga, Canela-sassafrás, entre outras. A ação funcionou como um catalisador para a consciência ambiental das próximas gerações. Através da doação de mudas na Praça Tiradentes, foi estimulado o plantio de árvores. Foram doadas 100 mudas de árvores nativas e frutíferas.

Desenvolvimento de Projeto pós Tornado

A Secretaria de Políticas Ambientais realizou plantio de árvores nos passeios do Bairro dos Esportes um dos mais atingidos pelo Tornado. A ação aconteceu em parceria com o Colégio Expressivo e fez parte da programação em comemoração ao Dia da Árvore. A idéia é continuar com o projeto para cobrir todo o espaço onde o tornado passou. As mudas plantadas fazem parte do estudo realizado pelos técnicos da Secretaria, mudas adaptadas para o passeio público tentando amenizar um pouco esse impacto visual e trazer mais conforto térmico para os moradores do Bairro. Na ocasião foram plantadas 150 mudas de arvores, tais como Manacá da Serra, Pata de Vaca, Quaresmeira, Extremosa, Primavera entre outras.