Idosos são remanejados de casa

Após tomar conhecimento da situação de vulnerabilidade em que vivia um casal na Rua Etelvina Maciel no Bairro São Pedro, a Secretaria de Assistência Social através de sua equipe de assistentes sociais iniciou um procedimento para ajudar estas duas pessoas que viviam numa situação lastimável a aproximadamente 2 anos.

Foi constatado pela equipe da Secretaria de Assistência Social, que a idosa está com doença de acumular objetos dentro de casa. Por se tratar de doença, a mesma precisa receber tratamento psicológico e médico.

Já o senhor idoso, é cardíaco e sua situação se agravava a cada dia, correndo risco de vir à óbito. Neste sentido, o idoso foi orientado pelas assistentes sociais e por um médico para que saísse do espaço onde vivia.

Segundo Luciana Contini, diretora de Assistência Social, “este foi mais um caso extremo atendido, pois oferecia risco de vida tanto para o casal como para as pessoas que moram nas proximidades que não agüentavam o mau cheiro, insetos, e o lixo que estava acumulado na residência”.

Relatou ainda que a situação foi persistindo até chegar no ponto de que o casal não conseguia nem mesmo transitar dentro de sua casa, devido ao acumulo de objetos, lixo, e diversos entulhos que se encontravam dentro do espaço residencial.

Para o secretário de Assistência Social, Amélio Radaelli, este fato chegou ao conhecimento a mais ou menos 30 dias, quando iniciou o trabalho de organizar uma limpeza, iniciando na segunda (23) e com previsão de término amanhã (25).

“Além da limpeza geral na casa, onde foram retiradas 5 cargas de caçamba cheias de entulhos num espaço mínimo, também foram encontrados parceiros que irão reformar toda a casa, iniciativa que se justifica por que o casal precisa de um local para ficar e todo o espaço estará sendo reorganizado para que os mesmos retornem para sua residência nos primeiros meses do próximo ano” afirmou o secretário.

Para Radaelli, essa ação veio tirar pessoas de uma situação vulnerável extrema, sem condição alguma de dignidade, motivando a intervenção da Secretaria de Assistência Social que inicialmente encaminhou o casal de idosos para familiares em Abelardo Luz e de imediato, deu início a limpeza geral na residência localizada no Bairro São Pedro.