Inaugurado na manhã desta quinta-feira o “Giro pela Leitura”

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (05), através de uma iniciativa do Promotor de Justiça, Marcionei Mendes, o “Giro pela Leitura”. A partir de hoje a população de Xanxerê passa a contar com exemplares de livros, revistas e jornais em um espaço localizado na Praça Tiradentes.

A ideia, que surgiu em novembro de 2011, traz à Xanxerê o que já vem sendo aplicado em cidades como Florianópolis e Rio do Sul, onde os pontos de leitura estão instalados em terminais urbanos.

O projeto do “Giro pela Leitura” teve o apoio da Prefeitura de Xanxerê, O Ministério Público, Câmara de Vereadores, Rotary Club e SEAI (Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani). Além disso, o projeto contou com o patrocínio da Alufer, Continental, Zincoeste, Turiscol, Transportes Mikael, Geonorte, PH Informática e Eletrixan.

O rotariano Elisandro Gasparini, que na época do lançamento do projeto era presidente do Rotary Club, salientou que o objetivo do projeto é promover a cidadania e o bem-estar da população e que a ideia servirá de termômetro da cidadania.

O promotor Marcionei Mendes ressaltou que o espaço tem capacidade para cerca de 300 livros. “É importante lembrar que os pais tragam seus filhos até aqui para que possam ler um livro ou revista aqui na praça, ou até mesmo para que levem às suas casas. Mas é fundamental que todos criem o habito da leitura”.

Além disso, o promotor destacou que não é fácil doar um livro, seja pelo valor econômico ou sentimental do mesmo, mas que de nada adianta deixar em casa para passar a outras pessoas ou para juntar pó. “Faça um esforço e doe para que outras pessoas também possam ter acesso”.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi disse que o hábito pela leitura faz com que as pessoas se tornem mais sabedoras do conhecimento e a prática da leitura é a porta de entrada para a cultura e o saber.

O prefeito agradeceu ao promotor de justiça Marcionei Mendes pela realização do projeto e da forma benéfica como o mesmo está interagindo em Xanxerê, bem como aos apoiadores e patrocinadores do projeto.