Xanxerê recebe 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil

Mais de 150 gestores de cultura e educação de Santa Catarina estão produzindo em seus municípios o 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil. Em Xanxerê, a Diretoria de Ações Culturais está organizando o evento que já possui 1.800 estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares agendados para assistirem aos filmes.

O Circuito de Cinema Infantil de Xanxerê vai acontecer no Auditório do Colégio Costa e Silva a partir desta sexta-feira (29), às 8h30min, finalizando no dia 11 de julho.  Segundo a Diretora de Cultura, Magda Vicini, a proposta é motivar as crianças ao hábito de ir a eventos culturais, deslocando-se de suas casas e escolas para conhecerem um pouco mais sobre a arte do cinema.

Nos finais de semana dos dias 30 de junho, 01 e 08 de julho, a Mostra de Cinema será aberta à comunidade no horário das 17 horas. Segundo Magda, “para que os pais também possam ter a oportunidade de acompanhar seus filhos, e criar o hábito de levá-los a eventos culturais de qualidade, como é o caso da Mostra de Cinema Infantil”.

Os filmes são provenientes de todo Brasil e estão licenciados para exibição em sessões gratuitas. A diretora da Mostra, Luiza Lins, salienta a importância dos gestores criarem um clima de cinema em suas cidades, com atenção a aspectos fundamentais, como escurecimento da sala, a divulgação e o cuidado com as crianças.

Os curtas do acervo da Mostra suprem parte da falta de títulos audiovisuais infantis brasileiros no mercado, tanto para escolas como para cineclubes. A ação vai ao encontro ao projeto de lei do senador Cristovam Buarque, que tramita no Congresso Nacional e prevê a obrigatoriedade de pelo menos duas horas mensais de filmes brasileiros em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio sem configurar como matéria, mas como atividade extra.

Para criar um clima próximo ao do cinema, conforme o calendário da Mostra, haverá a venda de pipoca doce e salgada. As escolas que ainda quiserem proporcionar este evento aos seus alunos podem entrar em contato com a Prefeitura de Xanxerê pelo telefone 34418547 ou 34418545.