Arco-Íris realiza psicologia escolar na Escola Municipal Neri Giachini

O psicólogo escolar desenvolve o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito a motivação, as dificuldades de aprendizagem, aos problemas emocionais ou problemas comportamentais.

A psicóloga Carolina Locatelli, que atua dentro da escola, vê a psicologia escolar como contribuição para alcançar os objetivos educacionais e para a recuperação da capacidade de transformação contínua da Instituição Educacional.

O psicólogo escolar é um agente de mudanças que avalia entraves interativos, da comunidade escolar, político-pedagógico, das equipes multiprofissionais e das funções e proposições da instituição educacional, questionando procedimentos e oferecendo propostas de mudanças que visam melhorar as relações no processo ensino-aprendizagem.

Entre os compromissos da psicologia escolar está o auxílio na garantia das possibilidades de acesso e permanência na escola, contribuindo para o processo de inclusão social.

Os encontros semanais, através de grupos reflexivos, foram elaborados para auxiliar as crianças a entender, refletir e vivenciar suas emoções, sentimentos, comportamentos, pensamento de forma positiva.

No trabalho reflexivo com os grupos, o enfoque metodológico está na construção de um espaço de escuta, respeito e compartilhamento de  experiências. Buscando melhorar as relações interpessoais, auxiliando a aumentar o controle dos impulsos internos e o limiar de tolerância dos mesmos.

Os grupos reflexivos através das cirandas e as brincadeiras de roda visam proporcionar este entendimento em relação aos sentimentos mais difíceis e dolorosos, aumentando a auto-estima, independência, interesse nas atividades pedagógicas, artística e culturais, assim, a criança poderá continuar a desfrutar suas fases de desenvolvimento de forma segura, dentro de suas potencialidades.

As contribuições deste trabalho são: melhora do desenvolvimento cognitivo, memória, consciência corporal, aprimoram a coordenação motora, concentração, ritmo, desta forma indiretamente auxiliando o professor em sala de aula.