Comissão irá solicitar ao DNIT sinalização e segurança na BR 282 em Xanxerê

Uma reunião na tarde desta terça-feira (12) reuniu, na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Xanxerê, a comissão que está tratando da situação da BR 282, na travessia urbana de Xanxerê.

A comissão é formada pelo prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Marques, pelo secretário Regional, Cristiano Tóffolo, pelo ex-secretário Carlos Colatto, e pelo presidente do Conselho do Plano Diretor, Elisandro Gasparini. Participaram ainda da reunião o diretor geral da SDR, Lírio Dagort, o tenente Michels, do Corpo de Bombeiro, e o empresário Maximiliano Tóffolo.

Nesta segunda-feira (11) o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi recebeu uma ligação do Superintendente Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Santa Catarina, João José dos Santos, avisando que o órgão deu mais 30 dias para que a CBEMI retome as obras na BR 282, no trecho da travessia urbana de Xanxerê. Só após esse prazo é que o DNIT poderá acionar judicialmente a CBEMI, caso a empresa não reinicie as obras.

AÇÕES A SEREM TOMADAS

A primeira medida a ser tomada pela comissão será entregar à Superintendência Regional do DNIT, em Chapecó, um documento contendo o mapeamento dos principais pontos críticos da rodovia, solicitando imediata sinalização para deixar o trecho em obras mais seguro para quem transita pelo local.

O prefeito falou do sentimento de frustração pela não retomada das obras. “Estamos desacreditados que a empresa reinicie os trabalhos na BR 282, por isso, precisamos tomar uma atitude. Não podemos aguardar mais esses 30 dias sem reivindicar com urgência melhorias na sinalização e segurança na rodovia, é um direito nosso enquanto cidadãos”.

A comissão vê com desconfiança a possibilidade de retomada das obras. Além disso, o maior problema será conseguir colocar no orçamento da União do próximo ano os recursos para as obras de duplicação da BR 282, caso a mesma precise ser relicitada.

Na próxima segunda-feira (18), a comissão irá até a Superintendência Regional do DNIT em Chapecó entregar o documento com o mapeamento dos pontos críticos da BR 282 para solicitar a sinalização do trecho. A comissão deve também ir até o DNIT em Florianópolis e não descarta a possibilidade de ir até Curitiba para tentar falar com a CBEMI sobre o interesse de retomar ou não a obra em Xanxerê.