Secretaria de Educação de Xanxerê participa de encontro nacional de Conselhos Escolares

As técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê, Loreni Rigatti dos Santos e Salete Brizola de Jesus, estiveram em Brasília de 29 de maio a 1º de junho participando do IV Encontro Nacional de Fortalecimento aos Conselhos Escolares.

O encontro foi promovido pela Diretoria de Apoio a Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O objetivo foi dar continuidade à formação dos técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, que são responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento dos Conselhos Escolares em seus sistemas de ensino. Além disso, visa atender à crescente demanda dos entes federativos por assistência técnica, fomentando a criação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas públicas de Educação Básica.

Na rede municipal de ensino de Xanxerê, os Conselhos já foram formados nas 23 unidades escolares. Cada Conselho é composto por 15 conselheiros que representam as comunidades escolar e local, conforme prevê a legislação Municipal (Sistema Municipal e Ensino) e Nacional (LDB e Constituição Federal). Os conselheiros foram empossados em dezembro de 2011, no auditório do Colégio Costa e Silva com a presença do prefeito Bruno Bortoluzzi e do secretário de Educação, Félix Dalmutt.

Formados os conselhos, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê parte para o processo de capacitação dos mesmos, iniciando pelos gestores, presidentes de conselhos e APPs (Associação de Pais e Professores), pois o objetivo da secretaria é formar uma parceria forte entre esses dois importantes órgãos colegiados das escolas, buscando cumprir o princípio da gestão democrática previsto na legislação, visando a qualidade da educação dos alunos, com a participação da comunidade escolar e local.

As técnicas da Secretaria de Educação passam, a partir de agora, a fazer parte do GAFCE (Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares) de Santa Catarina e do GAFCE Nacional, sendo as únicas representantes da região da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) a fazerem parte dos GAFCES Nacional e Estadual.