Estiagem já atinge 400 famílias no interior de Xanxerê

O município de Xanxerê, assim como muitas cidades da região Oeste, vem sendo duramente castigado pela estiagem desde o final de 2011. Os prejuízos já somam cerca de R$ 9 milhões e atingem 400 famílias no interior do município.

Desde o início do ano a Prefeitura de Xanxerê está distribuindo água às propriedades mais atingidas pela estiagem através de caminhões-pipa. De acordo com o secretário de Agricultura, Valdir Zembruski, as perdas aumentam a cada dia, já que a chuva que caiu nos primeiros dias de 2012 e no último domingo não passam dos 04 milímetros.

Segundo ele, as propriedades que têm reservatório estão conseguindo se manter, mas a procura por abertura de bebedouros para gado é grande. “Somente nesta segunda-feira atendemos mais de 50 agricultores que estão preocupados com o abastecimento de água. A chuva dos últimos dias é insignificante para a agricultura e no interior praticamente nem choveu”, destaca Zembruski.

Os agricultores que estão tendo problemas com a estiagem devem procurar a secretaria de Agricultura para esclarecimentos e pedidos de caminhões-pipas ou abertura de bebedouros.

PERDAS NA AGRICULTURA

Somente para a plantação de milho no interior do município de Xanxerê são destinados 5,5 mil hectares. As perdas já são superiores aos R$ 5 milhões, com prejuízo de 200 mil sacas de milho.

Já na cultura de soja, o secretário Valdir Zembruski ressalta que dos 13 mil hectares plantados, as perdas ultrapassam 70 mil sacas, um valor superior a R$ 3 milhões.

Além disso, o secretário destaca perdas significativas na pecuária leiteira, com redução das pastagens, num valor que supera R$ 1 milhão. “Temos registrado também prejuízos no setor de hortifrutigranjeiros e produtos de subsistência, mas é um setor difícil de quantificar”, finaliza Zembruski.