Saúde faz Dia D de Vacinação e mutirão para preventivo de colo de útero

A Secretaria de Saúde de Xanxerê realiza no próximo sábado (10) um Dia D de Vacinação contra o Sarampo e para a regularização da situação vacinal das crianças.

De acordo com a secretária de Saúde, Iára Helena Callfass, no sábado em algumas unidades básicas de saúde do município estarão atendendo das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

 A campanha nacional de vacinação contra o Sarampo encerra no próximo dia 16 de setembro e a vacina é para crianças de 1 ano até menores de 7 anos. Até o momento, foram vacinadas 3.315 crianças, 89,52% da meta da Secretaria de Saúde de Xanxerê, que são 3.703 crianças.

PREVENTIVO DE COLO DE ÚTERO

Também no sábado (10) a Secretaria Municipal de Saúde realizará um mutirão de coleta de preventivo de colo de útero. A coleta do exame será feita apenas para as mulheres que fizerem o agendamento em sua Unidade de Saúde ao longo desta semana.

De acordo com a Coordenadora da Clínica da Mulher, Mariléia de Lima Córdova, a coleta será feita das 8 às 12 horas no PAM, Hélio dos Anjos Ortiz, Caic, São Romero, Bortolon, Nossa Senhora de Lurdes e Vila Sésamo.

Mariléia destaca que o objetivo é fazer com que as mulheres que trabalham durante a semana possam estar comparecendo a uma unidade de saúde para fazer a coleta.

Segundo ela, o Ministério da Saúde orienta que as mulheres façam a coleta de preventivo do colo de útero a cada três anos, desde que não apresentem queixas.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de colo de útero e de mama são os que mais levam à morte no Brasil. “Como forma de detectar a doença ainda no início, nós orientamos que as mulheres façam o preventivo uma vez ao ano, para diminuir ainda mais estes índices”, destaca.

O exame, segundo ela, é rápido, indolor e sem custo. Além disso, as mulheres ainda recebem orientação sobre o autoexame das mamas.

 

Assessoria de Imprensa