Programa Cozinha Brasil ensina servidoras de Xanxerê a aproveitar alimentos

Preparar refeições de baixo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos. Através do programa Cozinha Brasil, do SESI (Serviço Social da Indústria), as servidoras municipais de Xanxerê estão recebendo treinamento.

De acordo com a nutricionista responsável técnica pela merenda escolar, Karlla Filappi, as cozinheiras e equipe de apoio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social estão recebendo capacitação de terça-feira (30) até quinta-feira (01/09). São 35 servidoras em capacitação.

Segundo Karlla, o objetivo é capacitar as servidoras para que possa haver um melhor aproveitamento dos alimentos servidos na rede pública. O curso é uma parceria entre o a Prefeitura de Xanxerê, SESI e a empresa Continental Obras e Serviços.

O curso acontece das 8 às 11h20min e das 13h30min às 17 horas, no pavilhão central no Parque FEMI.

COZINHA BRASIL

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais.

São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.