Secretaria de Saúde realiza campanha de coleta de exames preventivos

Nesta sexta-feira (27) a Secretaria de Saúde de Xanxerê estará realizando uma campanha de exames preventivos do colo de útero. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 17 às 21 horas para a coleta dos exames.

A orientação para as mulheres que queiram fazer seu exame é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e fazer o agendamento prévio ou mesmo entrar em contato por telefone.

O intuito desta campanha é lembrar o Dia Mundial de Luta pela Saúde da Mulher, que acontece no dia 28 de maio. A coleta de exames no dia 27 visa proporcionar às mulheres um horário diferenciado de atendimento, em especial, àquelas que trabalham no mesmo horário que a Secretaria de Saúde e, por vezes, não conseguem realizar seu exame anual.

Para a realização do exame são necessários alguns cuidados como: não manter relações sexuais 48 horas antes da realização do exame, não estar apresentando leucorréias (corrimento), não estar fazendo uso de medicamentos vaginais.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Ediane Bergamin, o exame preventivo do colo de útero ou Papanicolau é muito importante para a detecção precoce do câncer de colo de útero, pois quando descoberto cedo, recebe tratamento e tem chances de 100% de cura.

Estudos revelam que mulheres que realizam o exame preventivo uma única vez na vida, tem cerca de 50% de chance a menos de morrer por câncer de colo de útero. “Por isso, nesta campanha, convidamos em especial, as mulheres que nunca fizeram esse exame. O exame é simples e pode salvar uma vida”, ressalta Ediane.

 

Assessoria de Imprensa