Secretaria da Educação e Instituto Federal formam mais uma turma de Informática Básica

Com o objetivo de oferecer curso de informática básica à comunidade onde a Secretaria de Educação da Prefeitura de Xanxerê possui escolas, desde 2009 vem sendo formadas turmas através do curso de Informática Básica – Inclusão Digital. Na noite desta quinta-feira (19) mais uma turma encerrou o curso. Desta vez no bairro Pinheiros.

De acordo com o coordenador do programa, Marcelo Socha, o curso é uma parceria da Secretaria de Educação e Instituto Federal de Santa Catarina e visa aproximar o cidadão à informática e às tecnologias, incluindo-o no mundo digital. “Sabemos que hoje a informática está em todos os segmentos da sociedade e em todos os setores da economia, por isso, é de suma importância que todo cidadão tenha a oportunidade de aprender a conviver com estas tecnologias”, destacou Socha.

Até o momento, mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o curso de informática básica em vários bairros de Xanxerê. O secretário Félix Dalmutt disse os laboratórios de informática das escolas estão sendo bem aproveitados pelos alunos e pela comunidade, através de cursos como este. “Estamos muito felizes com o trabalho que vem sendo realizado e com o número de alunos que procuram o curso e conseguem concluí-lo”.

CAPACITAÇÃO

A diretora do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Xanxerê, Margarida Hahn, ressaltou que a instituição busca auxiliar na capacitação das pessoas. O curso, segundo ela, tem duração de 72 horas, e ensina aos alunos conhecimentos básicos de informática, como conhecer o computador, criar arquivos, digitação e formatação de texto, planilhas, programas de apresentação, pesquisas, criar e-mail e acesso às mídias digitais.

No caso do bairro Pinheiros, são três turmas de 10 alunos cada, sendo uma de alunos da escola e duas com jovens e adultos que moram no entorno da comunidade. “Ficamos muito felizes com esta integração entre escola e comunidade”, disse Margarida.

BOM EXEMPLO

Elizandra Polatto de Mello Santa Catarina é um bom exemplo de vontade e superação. A jovem iniciou o curso no bairro Pinheiros com o objetivo de aprender a usar o computador. Trabalhando como Auxiliar de Limpeza na Auto Viação Xanxerê há um ano, a jovem viu no curso uma oportunidade de crescer dentro da empresa.

Ela conta que desde que iniciou o curso seu chefe perguntava como estava o curso, se estava gostando. “Até que um dia ele me chamou e pediu se eu queria fazer um teste para ser secretária, pois havia uma vaga em aberto. Fiz o teste com a psicóloga e passei. Estou em experiência, mas sei que tive esta oportunidade e quero aproveitar. Comecei de baixo e o curso me deu a chance de crescer”, relatou Elizandra.

Na noite desta quinta-feira, durante o encerramento do curso, Elizandra deu o relato aos colegas e aos alunos que irão iniciar o curso na próxima semana para que aproveitem as aulas e as oportunidades que a vida oferece. “Adorei o curso. Para quem não sabia nem ligar o computador, foi ótimo, mas não quero parar, vou em busca de mais conhecimento”, finalizou a jovem.

 

 

Assessoria de Imprensa