Projeto Essência do Jiu-Jitsu atende 54 crianças no Paul Harris

Com o objetivo de desenvolver a autoconfiança na defesa pessoal, a EMEB Paul Harris, em parceria com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), desenvolve o projeto Essência do Jiu-Jitsu no contraturno escolar. São 54 crianças que participam do projeto, que já rendeu bons frutos. Em um evento no início do mês de agosto, 21 atletas participaram de uma competição no município de Chapecó, conquistando 22 medalhes, sendo 09 de ouro, 09 de prata de 04 de bronze.

De acordo com o professor Guilherme Babo Sedlacek, a participação dos alunos, além de desenvolver atividades saudáveis e a prática esportiva, está atrelada à melhoria no desempenho escolar, tanto que alguns alunos já melhoraram até 02 pontos as notas escolares. “Este é um projeto muito importante, pois tira essas crianças e adolescentes da rua, de possíveis confusões”, destacou Sedlacek.

Hoje há uma participação expressiva de meninas no projeto, cerca de 70% das participantes são meninas, as quais acabam desenvolvendo autoconfiança no combate à violência contra a mulher. “Hoje elas já sabem como se defender em caso de violência, pois ensinamos a trabalhar a defesa pessoal”, ressalta o professor.

A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Fávero, enfatiza que este tipo de parceria entre o setor público e o privado é muito importante. “Nós só temos a agradecer ao IFSC por esta parceria, pois conseguimos tirar as crianças das ruas em um período em que elas não estão na escola. Aqui elas acabam se dedicando e aprendendo uma atividade extra”.

A Diretora da EMEB Paul Harris, Fernanda Laviniki Duarte destaca que o projeto vem sendo desenvolvido há dois anos na escola no qual participam crianças a partir dos 09 anos de idade. Segundo ela, os alunos recebem o kimono e ficam com o mesmo enquanto estão no projeto. “O projeto vem ajudando as crianças na melhoria das notas. Os alunos que se envolvem em brigas, que não tem bom comportamento e que não tem boas notas não podem participar do projeto”, finaliza Fernanda.

As aulas são realizadas no contraturno escolar nas terças e quintas-feiras das 10h15 às 11h45 e das 13h15 às 15h30.