Curso Mor para bandas e fanfarras reúne participantes da região

A Prefeitura de Xanxerê, através da Diretoria de Ações Culturais, realizou no último sábado (02/04), um curso Mor para bandas e fanfarras. O curso foi realizado no auditório da prefeitura e reuniu 50 participantes de escolas municipais e estaduais de Xanxerê, Chapecó e Cordilheira Alta.

De acordo com a diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, a intenção foi incentivar a formação de fanfarras em Xanxerê e região, bem como orientar os participantes sobre o comando de uma fanfarra através do Mor.

De acordo com a instrutora do curso, Vanessa Hecker, que é Mor da fanfarra da Escola Padre Nóbrega, de Luzerna, o Mor é o contra comando do Maestro. “O maestro comanda a banda quando ela está parada, e o Mor comanda a banda quando ela está em movimento, lembrando que o maestro ensina o Mor”, salienta Vanessa.

No curso foram repassadas orientações sobre a forma como o Mor tem que se comportar durante a apresentação, além de informações sobre a marcha, postura, comando de voz e de bastão, além da forma como o Mor deve se comportar com a banda e a banda com ele. “A banda tem que obedecer aos comandos, senão não faria sentido ter um Mor”, finalizou Vanessa.