Prefeitura de Xanxerê faz corte de árvore na Praça Tiradentes

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (09) o corte de uma árvore na Praça Tiradentes, em Xanxerê. O corte foi realizado pela Continental, empresa que presta serviços à Prefeitura de Xanxerê. Os galhos serão removidos na tarde desta quarta-feira.

A árvore, uma canafístula, acabou morrendo em função da revitalização da Praça Tiradentes, realizada no ano de 2010. Segundo o Engenheiro Florestal da Prefeitura de Xanxerê, Janir de Oliveira Souza Junior, algumas árvores sofreram estresse com a reforma, o que acabou ocasionando a morte da canafístula, que devia ter cerca de 30 anos. “A árvore já devia estar morta há uns seis meses e vinha representando um sério risco às crianças que freqüentavam a praça”, ressaltou.

Junior destacou que no lugar da canafístula serão replantadas três mudas de jacarandá mimoso com três metros de altura e que é de crescimento rápido, o que vai proporcionar sombra para as crianças poderem brincar na praça.

O prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, acompanhou toda tentativa de recuperação da canafístula. Como não foi possível, fez um pedido a Secretaria de Políticas Ambientais para que a árvore fosse removida. “A segurança de nossas crianças deve estar em primeiro lugar, e é por isso que optamos por remover a árvore e colocar outra em seu lugar para proporcionar sombra para que as nossas crianças possam brincar em segurança em nossa praça”, finalizou.