Programa De Bem com a Vida realiza 2ª capacitação com professores municipais

Um grande mal que aflige o mundo nos dias de hoje é o problema das drogas. Um mal que não faz distinção de sexo, idade ou classe social. Poucos são os municípios que atuam na prevenção. A grande maioria age no combate ostensivo e na cura das enfermidades causadas pelo vício.

Xanxerê também convive com os males causados pelas drogas, mas entende que a prevenção é uma forma mais eficaz e barata para tratar o assunto.

Dentro dessa visão, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o programa De Bem com a Vida, com atividades multidisciplinares, interagindo com a educação, cultura, assistência social e saúde. O objetivo principal do programa é fazer com que cada profissional contribua com informações e sugestões de como a sua área de atuação pode lidar com o problema.

O programa nasceu em 2010 e já capacitou 26 professores de 5ª a 8ª séries da rede municipal de ensino e no mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Combate as Drogas, os alunos realizaram diversas atividades orientadas pelos professores, com o acompanhamento da coordenadora do Programa, a psicóloga Juliana Benato Ferreira.

Para o ano de 2011 as ações terão continuidade, abrangendo novos focos, mas totalmente relacionados com a dependência química.

O trabalho terá início oficialmente no dia quatro de fevereiro, a partir das oito horas, com uma capacitação para os professores, no auditório da prefeitura. Participarão os professores de 5ª a 8ª séries das escolas Nossa Senhora Aparecida e Paul Harris.

Segundo a coordenadora do Programa, a continuidade do programa é resultado do sucesso obtido em 2010. “No ano passado percebemos que as professoras quase não falavam sobre o assunto na sala de aula. Com a capacitação percebemos que houve uma abertura e o assunto passou a ser debatido com os alunos, provocando, assim, uma maior conscientização dos adolescentes para o problema. Isso ficou claro na qualidade das apresentações realizadas pelos alunos e pela linguagem utilizada por eles, mostrando que muitas vezes o problema está mais próximo do que se imagina”, enfatiza Juliana.