Executivo e empresários tratam da premiação do Movimento Econômico

Dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê-Acix, Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL e empresários de diversos setores produtivos do município estiverem reunidos na noite desta quinta-feira (06), com o prefeito Bruno Bortoluzzi, o vice-prefeito Leandro Vigo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Fiorentin, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Valdir Zembruski e equipe de servidores para tratar dos detalhes da cerimônia de premiação do Movimento Econômico.

O objetivo da reunião foi apresentar aos empresários uma proposta com data, forma e modelo da premiação e do troféu que será entregue.

Na proposta do Executivo, na área de indústria e comércio serão selecionadas 150 indústrias, 150 empresas comerciais, distribuídas em três categorias cada: Microempresa Simples Nacional, Pequeno Porte Simples Nacional e Grande Empresa.

Na área de prestação de serviços na área de incidência do ICMS, 100 empresas serão selecionadas e divididas em duas categorias: Grandes empresas e Simples Nacional.

Para empresas de prestação de serviços na área de incidência do ISSQN, 120 empresas em uma única categoria, divididas em dois grupos: Instituições financeiras e outras empresas prestadoras de serviço. A seleção das empresas será de acordo com o valor do Imposto Sobre Serviços, efetivamente recolhido.

As três maiores empresas de cada grupo receberão troféus e da 4ª a 15ª colocadas, receberão certificados com as respectivas classificações.

No setor Agropecuário, serão selecionados os 40 maiores produtores rurais, distribuídos em quatro categorias, de acordo com o tamanho da propriedade, que permite a avaliação da capacidade empreendedora do setor. A seleção dos 10 produtores de cada categoria baseou-se na apuração da receita bruta, através da NF de Produtor Rural. As quatro categorias foram divididas em: mini produtor até 12,5 h; produtor pequeno porte de 12,6 a 20h; produtor médio porte de 30,1 a 80h e produtor grande porte acima de 80h. Neste caso, a premiação será concedida aos cinco produtores destaque de cada categoria, sendo troféu para o 1º colocado e do 2º ao 5º certificados com a classificação.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Fiorentin, Xanxerê não pode mais ser reconhecida somente por um segmento econômico e todas devem ser reconhecidas em suas áreas. “Nosso município teve um grande desenvolvimento alavancado pelo setor agropecuário, que merece todo o nosso reconhecimento, mas hoje temos indústrias, empresas no ramo do comércio e prestação de serviço, de diversos tamanhos, que também influenciam no crescimento e desenvolvimento de Xanxerê. O número de empresas vem crescendo desde 2008, quando foram abertas 391 empresas, 437 em 2009 e cerca de 800 em 2010. Isso deve ser valorizado no Movimento Econômico”, informou o secretário.

O vice-prefeito Leandro Vigo destacou a parceria do empresariado com a Administração Municipal. “A austeridade e a transparência com que a Administração Municipal tem tratado os recursos públicos e o trabalho da equipe de projetos, são fatores que permitem ao Executivo firmar parcerias sólidas com os empresários de Xanxerê, promovendo o desenvolvimento do município”, informou Vigo.

O prefeito Bruno Bortoluzzi destacou alguns pontos favoráveis da economia e enfatizou a importância da participação dos empresários nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento do município. “Fomos o primeiro município de Santa Catarina a abrir o orçamento, isso significa que fomos o primeiro a fechar e entregar para avaliação dos vereadores no ano passado. Tivemos um incremento na faixa de 35% no ISS, fechamos o ano com superávit. Precisamos fazer mais reuniões com o empresariado, repassando essas informações, compartilhando as decisões. Esta semana estive visitando as obras do Bom Jesus, onde funcionará o pronto atendimento, as casas do condomínio Beija Flor que já estão em construção, e isso é o resultado do trabalho de todos vocês, de todos nós”, afirmou o prefeito.