Secretaria Municipal de Educação inicia formações no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

Professores alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), através de uma palestra com o tema Desenvolvimento Infantil e a Atuação com as Crianças na Infância. Esta ação tem o objetivo de garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

Além disso, a ação busca reduzir a distorção idade-série na educação básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ainda contribuir para o aperfeiçoamento do desenvolvimento dos professores. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Claudia Fávero, o foco é atender os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.

Os professores terão 100 horas de formação no ano de 2017. Segundo a coordenadora municipal Pnaic, Elise Tofolo, foram inscritos em média 100 profissionais, entre gestores, coordenadores pedagógicos e professores.