Entra em prática a alteração no trevo Zanella

A segunda-feira (09) começou com uma grande mudança no trânsito de Xanxerê: a instalação de uma rótula no trevo Zanella.

O local apresenta alto índice de acidentes, decorrente da falta de visibilidade e imprudência de alguns condutores de veículos que desrespeitam os limites de velocidade. Além disso, existe o cruzamento de seis vias, que convergem para um mesmo ponto.

O Conselho Municipal de Trânsito e a Prefeitura de Xanxerê estudaram diversas alternativas para solucionar o problema. Foi cogitada a instalação de um semáforo, a alteração do sentido de diversas ruas, mas a alteração apresentada, não somente pelo Conselho, mas também por diversas entidades do município, foi a instalação de uma rótula.

Com a adoção dessa medida, ainda que em caráter experimental, o objetivo principal é proporcionar mais segurança àqueles que trafegam pelo local. Com instalação da rótula o trânsito fluirá em um único sentido, isto é, todos os veículos que chegarem ao cruzamento terão que respeitar quem está na rótula e seguir na mesma direção. A preocupação do motorista será com um único fluxo de veículos. Além disso, com a rótula e os canteiros, a velocidade também será reduzida.

O prefeito Bruno Bortoluzzi esteve no local pela manhã, acompanhando todo o trabalho. Segundo o prefeito, num primeiro momento a alteração parece ser a mais acertada, porém, os ajustes serão feitos a medida que forem identificados. “É uma mudança feita experimentalmente, por isso foi feita com os pneus. A medida que identificarmos a necessidade de ajustes e alterações vamos fazer. O importante é que não podíamos ficar parados, esperando que o povo continuasse sofrendo com os acidentes nesse cruzamento. Acredito que vai dar certo. Essa mudança passou por uma avaliação criteriosa por parte do Conselho de Trânsito e pelos nossos engenheiros. Agora é uma questão de tempo para o povo se acostumar”, enfatizou Bortoluzzi.