Servidores iniciam curso de Informática básica

Os servidores municipais de Xanxerê iniciaram na semana passada um curso de Informática Básica, proporcionado através de uma parceria entre a prefeitura Municipal e do Instituto Federal de Santa Catarina.

O curso acontece na escola Pequeno Príncipe, atendendo cerca de 20 alunos que terão acesso à informática e a internet, sem custo algum, como já está ocorrendo nas escolas Paul Harris e João da Cruz e Souza, onde está em andamento um curso para uma turma de alunos e outra de pais de alunos e moradores das comunidades locais.

A parceria entre a prefeitura e o Instituto Federal teve início no segundo semestre de 2009 e até o momento já formou mais de 100 alunos no curso de Informática Básica.

A diretora do Campus Xanxerê do Instituto Federal, Margarida Hahn, explicou como funciona a parceria. “É importante destacar que sem a parceria com a prefeitura não seria possível capacitar as pessoas. A prefeitura cede a estrutura das salas de informática nas escolas municipais e nós buscamos os profissionais para ministrar os cursos e fazemos a certificação dos participantes”, destaca Margarida.

O coordenador do curso, o professor Marcelo Socha, informa que esse trabalho vem capacitando pessoas em diversos bairros do município. “Essa já é a terceira escola onde podemos oferecer o curso para a população. Com essa são quatro turmas em andamento, duas de alunos, duas de pais de alunos e pessoas da comunidade, acontecendo nas escolas Paul Harris, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e na escola João da Cruz e Souza, no bairro Monte Castelo, e agora essa de servidores municipais, que em muitos casos também são pais de alunos, na escola Pequeno Príncipe. Temos hoje aproximadamente 80 alunos em sala de aula. O curso tem duração de quatro meses, com aulas duas vezes por semana”, destaca Socha.