Famílias são contempladas com a casa própria em Xanxerê

Na noite de sexta-feira (11) o Ginásio Ivo Sguissardi foi palco do mais importante evento na área da habitação em Xanxerê dos últimos anos: o sorteio das casas do Conjunto Habitacional Beija Flor e dos apartamentos do Conjunto Habitacional Andorinhas.

Cerca de 800 famílias foram cadastradas na Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, atendendo os critérios para acesso ao programa exigido pela Caixa Econômica Federal, como por exemplo a renda familiar, a capacidade de pagamento e residir no município há pelo menos um ano.

Para dar mais transparência e legitimidade ao processo antes de iniciar o sorteio, foi montada uma comissão de avaliação e acompanhamento do sorteio. Foram convidados para formar a comissão o presidente da Associação comercial, Industrial e Agropecuária de Xanxerê, Jaime Bavaresco, o secretário executivo da Câmara de dirigentes Logistas de Xanxerê, José Félix, um representante das famílias para o sorteio das casas e um representante dos apartamentos, presentes no evento. Essa comissão verificou os números antes do início do sorteio e acompanhou todo o processo.

Inicialmente foram sorteadas as casas do conjunto Beija Flor, começando pelos 11 lotes das unidades reservadas para pessoas com deficiência e idosos, conforme reserva de cota, destinadas para esse público. A seguir foirealizadoo sorteio das 91 unidades habitacionais. Também foram sorteadas 30 famílias para cadastros reserva, que serão contempladas caso haja desistência ou reprovação de cadastro feito pela Caixa Econômica Federal das famílias sorteadas.

Em seguida foi realizado o sorteio dos 88 apartamentos do conjunto Andorinhas, iniciando pelo anúncio dos três apartamentos e respectivos blocos destinados a pessoas com deficiência e idosos. Depois foram sorteados os oito apartamentos de um dormitório e em seguida os 77 apartamentos de dois dormitórios. Como foi feito com as casas, ao final foi feito o sorteio das 30 famílias para cadastros reserva dos apartamentos.

A partir de agora as famílias passarão por uma avaliação realizada pelos técnicos da Caixa Econômica Federal, durante os meses de junho e julho de 2010.

O prefeito Bruno Bortoluzzi informou que esse é mais um passo em direção às 600 moradias que pretende entregar à população. “Hoje é uma noite histórica para Xanxerê, onde temos a oportunidade e o prazer que Deus nos concede de sortear esses imóveis as famílias que há anos estão pagando aluguel e nunca conseguem ter sua casa própria. Estamos em negociação para possibilitar, já no ano de 2011 a construção de mais casas e esperamos superar nesses quatro anos de governo a marca de 600 habitações para o povo xanxerense que eu tanto amo “, destaca o prefeito.

Ainda durante o sorteio, o prefeito informou que existe uma emenda parlamentar para a construção de uma creche no bairro Colatto, e que está negociando uma área de terra para a construção de mais casas no bairro Tacca, além de haver uma conversa com o Governo do Estado para reaver o terreno da Cohab, no bairro João Winckler, aonde também pretende construir casas para a população em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica.