Pavimentação do acesso à Hacker Industrial e ao Frigorífico Unibon inicia em poucos dias

Na manhã desta terça-feira (08), foram assinadas as ordens de serviço para as maiores obras de pavimentação de estradas do interior de Xanxerê. A partir de agora, em questão de dias terão início as obras de pavimentação asfaltica das estradas de acesso às empresas Hacker Industrial e Frigorífico Unibon. O evento aconteceu no gabinete do prefeito Bruno Bortoluzzi e contou com a presença dos empresários das duas empresas, representantes das empresas ganhadoras da licitação para execução da obra, secretários municipais, do vereador João Paulo Menegatti e do prefeito de Lageado Grande, Zeno Jairo Zmijevski.

A empresa Terramax Construções e Obras será responsável pela obra na XRE 84, no trecho compreendido entre a SC 467 até a Hacker Industrial, num total de 3.146m, no valor de R$ 1.946.947,68. Já a Arcol Engenharia Ltda realizará a pavimentação na XRE 330, trecho entre a SC 480 e o Frigorífico Unibon, com extensão de 2.840m e valor de R$ 1.603.919,02.

Segundo os empresários da Hacker Industrial, a obra não tem importância somente para a empresa, mas demonstrará para seus clientes, a grande maioria empresas de grande porte, todo o potencial de desenvolvimento do município, além, é claro, de beneficiar os trabalhadores e moradores das comunidades locais.

O prefeito Bruno Bortoluzzi destacou que todo esse processo iniciou com a realização de um projeto de asfaltamento da futura rodovia, realizado com recursos próprios da empresa Hacker. Após isso teve início a mobilização política na busca de recursos que culminou com a assinatura da ordem de serviço para início das obras. “Esta obra será feita em parceria com o governo do Estado. É uma obra em estrada municipal, uma XRE, paga com recursos dos cofres do município, aproximadamente R$700mil, considerando as duas estradas, e mais R$3milhões do governo do Estado”, explica o prefeito.

Bortoluzzi informou que com a licitação foram economizados R$ 700 mil de recursos públicos a partir do projeto inicial. A obra será realizada com recursos do governo do Estado, dos quais já foram repassados para conta específica duas parcelas, juntamente com 25% de contrapartida do município. “Quero fazer um pedido aos representantes das empreiteiras, que iniciem a obra o mais breve possível, pois precisamos fazer as medições e os pagamentos, pois o dinheiro já está na conta. Poucas vezes se viu o dinheiro já estar disponível antes da obra. Por isso, se não puderem começar hoje, ponham as máquinas para roncar os motores amanhã, pois precisamos prestar contas” enfatizou o prefeito.

Durante o evento, Bortoluzzi declarou que já está pensando em novo projeto e convidou o prefeito Zeno para unir forçar e juntos buscarem recursos para permitir que o asfalto chegue até o município de Lageado Grande.