Xanxerê faz mapeamento de aves silvestres existentes no município

A Prefeitura Municipal de Xanxerê, através da Secretaria de Políticas Ambientais, promoveu no primeiro semestre de 2010 um espaço para o trabalho acadêmico de pesquisa, em parceria com a UNOESC Xanxerê, que resultou no levantamento das diversas espécies de aves existentes do município.

A pesquisa, que foi motivada pela decisão das Nações Unidas em declarar o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, criando uma consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo e promovendo o estudo e difusão de conhecimentos em torno da biodiversidade nos ecossistemas.

Em Xanxerê esse trabalho teve como objetivo conhecer as espécies de aves que habitam na região, levantar as ameaças que se abatem sobre esta diversidade e planejar ações para a sua conservação. O levantamento obteve indicadores ambientais importantes para a orientação de iniciativas de manutenção e restauração da biodiversidade na Floresta com Araucárias, bioma no qual Xanxerê se insere.

Além disso, a presença de espécies constantes na Lista Vermelha do IBAMA – papagaio-de-peito-roxo, tucano-de-bico-verde, curicaca, sabiá-laranjeira, bem-te-vi-de-bico-chato, maçarico-preto, garça-branca, jaçanã – nas áreas verdes representativas do município de Xanxerê indica a necessidade de valorizar estas áreas e atuar em prol de sua preservação e conservação.