Homenagem a Rovilho Bortoluzzi emociona xanxerenses

A Comissão Organizadora da Festa Estadual do Milho (Femi 2010), realizou na manhã deste domingo, 02, uma homenagem ao idealizador da feira, Rovilho Bortoluzzi. A solenidade aconteceu em frente ao Pavilhão Central onde está disposta uma escultura em tamanho real de Rovilho.

Segundo o Presidente da CCO Péricles Vicini, esta foi uma forma encontra-da para homenagear o grande propulsor da Femi, que vislumbrou em 1982, uma possibilidade de desenvolvimento do município de Xanxerê.

A Femi surgiu como uma alternativa para o consumo do cereal rei milho, na época produzido em grandes quantidades. Porém, havia pouca demanda para o produto.

Com a realização da Festa Estadual do Milho, o cenário comercial do grão foi aumentando gradativamente, trazendo para o município grandes indústrias consumidoras.

O Prefeito Bruno Bortoluzzi destacou que Rovilho Bortoluzzi foi eternizado através desta homenagem e escultura, e mais do que isso, a sua força e seu trabalho, ficam no coração de cada xanxerense.

A homenagem contou com a presença da família Bortoluzzi, filhos, netos irmãos, sobrinhos e amigos de Rovilho Bortoluzzi que foi empresário e Prefeito do Município de Xanxerê.

O Vereador Hélio da Silva Winckler foi o autor da moção de homenagem e destacou que Rovilho, além de amigo pessoal, era um exemplo de homem guerreiro e batalhador. Winckler lembrou ainda que muitas foram as conquistas do município com Rovilho à frente da administração.

O monumento foi confeccionado pelo Artista Plástico Jorge Schoreder em bronze fundido, inspirado em uma fotografia da época de 1982. O banco em que está o monumento, também é da época.

Para a confecção da obra, foi realizada pesquisa com família e amigos, com o intuito de descobrir a identidade e desenvolver a obra o mais próximo do real.

Texto: Assessoria de Imprensa da FEMI 2010