FEMI é lançada na Assembléia Legislativa

Autoridades, empresários, deputados, jornalistas e lideranças prestigiaram, nesta terça-feira (13/04) à noite, no hall da Assembleia Legislativa, o lançamento oficial de um dos maiores eventos multissetoriais de Santa Catarina: a XV Festa Estadual do Milho a  Femi. O ato de lançamento incluiu a exibição de vídeos institucionais sobre as potencialidades do município de Xanxerê, sobre a história da Femi e os shows.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Xanxerê, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, apoio da Unoesc, Senac, Avesuy, Eletrosul, Senai e Instituto Federal Santa Catarina. Vai de 30 de abril a 9 de maio, no Parque Rovilho Bortoluzzi.

Realizada bienalmente desde 1982, em Xanxerê – SC, a tornou-se referência no país. Na atualidade, a Femi é considerada uma das principais exposições-feiras do sul do Brasil. A cada edição consolida-se ainda mais como uma grande feira de negócios, gastronomia, exposições e entretenimento. A Femi oferece ao público dezena de atrações a exemplo do Museu do Milho, além dos grandes shows artísticos nacionais e locais.

Para o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, a Femi é uma oportunidade de mostrar para Santa Catarina e o Brasil o que Xanxerê tem de melhor. Mescla negócios, com mostra de máquinas, exposição agropecuária, diversão, cultura e gastronomia. Só o rodeio, nos dias 06, 07, 08 e 09 de maio, contará uma megaestrutura de arena comandada por César Paraná e equipe. Bortoluzzi confirmou para a abertura, a presença do governador Leonel Pavan, do presidente da Assembléia Legislativa, xanxerense, deputado Gelson Merísio, do Secretário de Estado da Agricultura Enori Barbieri, entre outras autoridades estaduais.

Já o presidente da CCO Femi 2010, Péricles Antonio Vicini, citou os nove meses de preparo do evento para destacar as pontencialidades do município e da região. São aguardados 200 mil visitantes e R$ 30 milhões em negócios. A Femi, segundo o presidente, deverá resgatar a história da exposição, incluindo homenagem ao seu fundador, Rovilho Bortoluzzi, com a inauguração de um busto, dia 2 de maio. Entre as novidades, relacionou as bilheterias liberadas nos dias 02, domingo; 03, segunda; e 04 terça-feira, quando não será cobrado ingresso. Na tarde do dia 06 de maio, quinta-feira, das 14 às 18 horas, alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê também terão acesso gratuito. Na lista de atrações, a instalação inédita, na história da Femi, de uma montanha russa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, por sua vez, destacou o empenho da Comissão Organizadora em preparar uma feira que, mais uma vez, reforçará a pujança econômico do município e da região. Comparou a Femi à Efapi (exposição realizada em Chapecó, também de dois em dois anos), com destaque para a de Xanxerê, pela forma como é realizada e executada. Observou ainda que a Femi servirá para divulgar Xanxerê para Santa Catarina e o Brasil. Uma das ferramentas será a TVAL (TV Assembléia), instalada na feira e com transmissões diretas, todos os dias.