Secretaria de Saúde premia frases vencedoras sobre a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou no período de 17/11 à 04/12 a campanha “O preconceito isola” com diversas ações de conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis DST, entre elas a AIDS, uma vez que o 01/12 é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Uma forma de trabalhar com a população sobre o tema foi a colocação de urnas nas escolas  e postos de saúde para a coleta de respostas a seguinte questão: “Se descobrisse que tenho AIDS eu …”. Foram mais de 500 frases recolhidas e cinco foram escolhidas para receberem uma premiação, no dia 01/12.

Os vencedores das frases foram Sandra Mara Vailões Corvalan, Jane dos Santos, Maiara B. Colotto, Tainara Rosa Conrado e Ian Pierezan, foram recebidos no gabinete do prefeito Bruno Bortoluzzi, juntamente com secretária de saúde Iara Calffass e a equipe da Vigilância Epidemiológica.

Durante o evento, o médico da equipe, o infectologista Hugo Noal, salientou sobre o grande desafio de trabalhar com DST, pois apesar de toda a informação, os casos de infecção ainda são alarmantes, “nosso ambulatório está sendo ampliado justamente para receber mais pacientes que necessitam de tratamento e esse é o nosso desafio” enfatiza o médico.

A enfermeira do departamento e coordenadora da campanha, Caroline Cenzi, comentou o sucesso da campanha, ressaltando a dificuldade de escolher as frases, pois eram mensagens importantes e com muita criatividade.

O prefeito Bruno Bortoluzzi destacou que as frases, além de abordarem o preconceito, demonstraram a maturidade dos participantes em saber que uma doença não é o fim do caminho, mas o início de uma nova luta pela vida.