Servidores da Secretaria de Saúde serão homenageados pela atuação durante o tornado

Três servidores da Secretaria Municipal de Saúde serão homenageados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 9 de outubro, Dia Estadual do Socorrista e Emergencista. Rosane Mettler, técnica em enfermagem, Leonir Phol, técnica e enfermeira e Joelcir Gheno, motorista da ambulância do Samu de Xanxerê foram escolhidos para receberem o reconhecimento pela atuação no resgate de várias vítimas durante o tornado que atingiu Xanxerê, no dia 20 de abril de 2015.

A Gerência do Serviço é quem fará a homenagem, que definiu como critério para reconhecer os profissionais, o registro das três maiores tragédias ocorridas em Santa Catarina, entre elas, o deslizamento do Morro do Baú, em 2008, o acidente na Serra Dona Francisca em 2015 e, o tornado em Xanxerê, no mesmo ano.

– A gerência nos solicitou quem eram os plantonistas do Samu do município que estavam de plantão naquele dia da passagem do tornado. Informamos a equipe e nos sentimos felizes por ver nossos profissionais sendo reconhecidos por seus trabalhos – comenta a coordenadora de enfermagem da Saúde, Juliana Duarte.

Reconhecimento aos profissionais

Rosane conta que lembra de cada detalhe daquela tarde de segunda, dia em que passou o tornado em Xanxerê.

– Lembro de tudo, da chuva na cabeça, do espaço mínimo para socorrer o paciente que estava nos escombros de uma obra de supermercado, que teve parte da perna amputada – lembra.

E sobre a homenagem, ela diz ser bem gratificante.

– São poucas as vezes que somos lembrados e por isso esse momento de reconhecimento é especial – reforça.

A enfermeira Leonir também recorda daquele dia de trabalho.

– Estou no Samu desde que começou no Oeste, em 2005 e tenho 18 anos de profissão. Lembro daquele dia, que foi de muita correria, mas que conseguimos salvar vidas – conta. E pela homenagem, a enfermeira que também é técnica em enfermagem, se sente feliz.

Hoje, as profissionais que atuam como socorristas participam de cursos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de mantê-las o mais próximo do preparado para atuação em catástrofes.