Clubes de Mães concluem curso de culinária

A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu na tarde desta terça-feira (24) o encerramento do Curso de Conservas Salgadas para os Clubes de Mães da área rural e urbana de Xanxerê, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

O curso, que teve duração de 16 horas, capacitou 16 alunas que aprenderam desde a esterilização dos vidros que serão utilizados para armazenar as conservas até a aromatização da salmora e a pasteurização.

Segundo a professora, Claudia Zimmer Fogaça, o objetivo do curso é atender as agricultoras e possibilitar o aumento da renda familiar.

“Foram desenvolvidas 13 receitas salgadas e 13 tipos de temperos diferentes. Também trabalhamos picles simples e mistos, molhos caseiros de tomate e quatro receitas de temperos especiais para carnes” declarou Claudia.

A dedicação e a determinação das alunas também foi um fator importante para o sucesso do curso. “O curso foi muito bom. As alunas são bem dedicadas e esforçadas, buscaram novos conhecimentos e trocaram experiências na área culinária. Já estamos preparando um novo curso de conservas doces para 2010” complementou a professora.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, falou da parceria com o SENAR e dos resultados alcançados. “Há algum tempo estávamos buscando essa parceria e agora foi possível realizar esse primeiro curso. No planejamento para 2010 muitos outros cursos serão realizados com o SENAR, tanto na área culinária quanto na área de artesanato. Os clubes de mães são um segmento importante da nossa sociedade e a administração municipal tem dado uma atenção especial para essas mulheres” afirmou a Secretária Neusa.

 Assessoria de Imprensa