Xanxerê participa da VII Conferência Estadual de Assistência Social

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, participou da VII Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, realizada de 8 a 10 de outubro, em Balneário Camboriú, e promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina. O tema da Conferência foi: “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS”

Xanxerê foi representado por 05 delegados escolhidos na VII Conferência Municipal, realizada em Julho deste ano. Os representantes foram Luciane Morais e Ilizete de Mello – representando os trabalhadores da área (OG); Oneide Antonio Jaques – representando as Entidades (ONGs); Antonio Coradi – representando a sociedade civil; e o Lídio Monteiro – representando os usuários.

Mais de 450 pessoas estiveram presentes no evento, representando várias regiões do Estado. A VII Conferência Estadual teve como objetivo deliberar, discutir, avaliar e propor diretrizes à Política de Assistência Social e o SUAS – tomando como base, propostas e avaliações vindas das Conferências Municipais.

A Conferência teve como subtemas 08 direcionamentos, que serviram de base para os grupos de trabalho. São eles:

I – Processo histórico da Participação popular no País;

II – Trajetória e Significado do Controle Social na Política de Assistência Social;

III – Protagonismo do usuário e o seu Lugar Político no SUAS;

IV – Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS;

V – Bases para Garantia do Financiamento da Assistência Social;

VI – A Democratização da Gestão do SUAS;

VII – Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS;

VIII – O trabalhador do SUAS e o Protagonismo dos Usuários.

A VII Conferência Estadual foi ampliou o significado do protagonismo do usuário, das mulheres, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, famílias e grupos de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social e econômica.

Para Secretaria do Desenvolvimento Social de Xanxerê quando o cidadão conhece realmente o seu direito, ele pode exercer melhor a sua cidadania. Para que isso realmente aconteça, é necessário que o SUAS se consolide como mecanismo de garantia de direito e acesso a política de Assistência Social, pois política pública só se faz com condições de trabalho.

Para a VII Conferência Nacional foram escolhidos 50 delegados, que representarão Santa Catarina de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2009, em Brasília – DF.

A Região Oeste terá um representante na nacional, pois Antonio Coradi, da equipe de Xanxerê, foi escolhido para participar da VII Conferencia Nacional de Assistência Social, e terá como responsabilidade defender as propostas de Santa Catarina.