Programa realiza capacitação de horteiros em Xanxerê

Nesta terça-feira, 22 de setembro, foi realizada em Xanxerê a capacitação de professores e membros da comunidade para o trabalho nas hortas que serão implantadas nas escolas municipais.

A capacitação faz parte do Programa Crianças Saudáveis Futuro Saudável, parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal de Xanxerê, a Inmed Brasil e a Monsanto.  O curso para a montagem das hortas abordou técnicas agrícolas, aproveitamento das garrafas PET no entorno dos canteiros, além de informações nutricionais e prevenção de doenças.

A parceria foi celebrada em fevereiro de 2009 e já realizou avaliações de peso e altura nas crianças, alem de exames parasitólogos e de hemoglobina.

Esses exames foram realizados para identificar a situação nutricional das crianças e como resultado identificaram uma realidade satisfatória para o município: apenas 12% das crianças examinadas apresentaram baixo grau de anemia e em apenas 3 foram constatados algum tipo de protozoários.

Segundo Marianita Coleoni Soares Maziero, diretora da Inmed Brasil, essas crianças foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde a fim de que sejam acompanhadas. “Ficamos felizes com o resultado apresentado, pois Xanxerê está acima da média da maioria das cidades onde programa já foi implantado. O baixo grau de anemia será solucionado com a implantação das hortas nas escolas, que servirão para motivar as crianças a comer legumes e verduras que normalmente não comem em casa. Quanto ao resultado dos exames parasitólogos, os protozoários encontrados nas 3 crianças não nos preocupam. Podem ter sido contraídos até mesmo por falta de cuidados ao lavar as mãos antes de comer ou pela situação da água, mas o trabalho de orientação que será realizado nas escolas também resolverá este problema”, acrescentou Marianita.

Para o prefeito Bruno Bortoluzzi o resultado dos exames parasitólogos pode ser reflexo da utilização de poços artesianos no município. “As vezes as pessoas pensam que só porque tem o poço em casa ou na comunidade, pode beber a água sem tratar. A água precisa ser fervida e filtrada para evitar maiores problemas. Acredito que o Programa vai sanar este problema, trazendo mais qualidade de vida para nossas crianças”, disse o prefeito.

O sr. Pedro Hermes Vacaro, responsável por trazer o programa ao conhecimento da Administração Municipal e representante da Monsanto ressaltou que Xanxerê é a primeira cidade do sul do Brasil a implantar o Programa Crianças Saudáveis Futuro Saudável. Também falou da felicidade em ver o Programa implantado e funcionando.

O programa que atenderá crianças da 1ª à 4ª séries da rede municipal de ensino tem a finalidade de promover a melhoria nutricional através da implantação de hortas nas escolas. As hortas serão mantidas pelos alunos, que terão a supervisão da comunidade e dos professores.