Administração faz prestação de contas da doação em dinheiro à conta “Xanxerê Solidária”

Desde 2015, ano em que ocorreu o tornado, as informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Xanxerê

A prestação de contas das doações em dinheiro à conta bancária criada após a passagem do tornado, em Xanxerê no dia 20 de abril de 2015, ocorreu nesta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores. A controladora interna da Prefeitura de Xanxerê, Andreza Gallas e a comissão formada para atuar e fiscalizar os trabalhos estiveram presentes, juntamente com parte dos vereadores, onde as informações foram repassadas.

Dias após a passagem do fenômeno em Xanxerê, a administração municipal disponibilizou o número de uma conta, no Banco do Brasil, para doações que foram recebidas de diversas partes do Brasil. Foram arrecadados um total de R$ 657.747,66, tendo como despesa R$ 623.859,95, destinados a materiais de construção e móveis. O saldo até 30 de março de 2017, é de R$ 33.877,71, referente ao rendimento de aplicação financeira (confira gráfico abaixo).

A controladora interna, Andreza Gallas, destacou que todas as informações sobre a prestação de contas da movimentação da conta bancária estão disponíveis no site da Prefeitura de Xanxerê (Transparência – Xanxerê Solidária, clique AQUI) desde 2015.

– Viemos até a Câmara para ampliar esta transparência nas informações, até porque todos os dados estão disponíveis no site da prefeitura, desde 2015 quando a conta foi criada e iniciou o processo de doação e movimentação para atender aos atingidos pelo tornado – reforça.

Além disso, explicou que os procedimentos adotados para utilização dos recursos financeiros, através da aquisição de materiais de construção e móveis, decorreram de orientação do Tribunal de Contas de Santa Catarina através do diretor da DMU, Kliwer Schmitt e das Promotorias de Justiça da Comarca de Xanxerê, através dos promotores Marcionei Mendes e Ana Cristina Boni.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria