Mulheres são orientadas sobre o risco da mortalidade materna

Dia 28 de maio é o Dia Nacional de Combate a Mortalidade Materna. Em Xanxerê, o Comitê de Mortalidade Materna está ativo, e tem como função investigar todas as mortes de mulheres em idade fértil e das que foram a óbito por complicações na gravidez ou parto.

De acordo com Ediane Bergamin, enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde o objetivo é orientar as mulheres sobre a importância de se fazer o pré-natal e quais os cuidados que se deve ter na hora do parto, sendo ele cesárea ou normal.

“Devido a relevância do problema, é preciso que as mulheres iniciem o acompanhamento pré-natal assim que tiverem conhecimento da gravidez, para que se possa detectar alterações precocemente antecipando o tratamento e impedindo assim, complicações e até mesmo a morte”, explicou a enfermeira.

De acordo com um levantamento feito pelo Comitê de Mortalidade Materna nos municípios que abrangem a Regional de Saúde de Xanxerê, desde 2007 nove mulheres morreram em decorrência de problemas na gravidez ou na hora do parto.

“A faixa etária dessas mulheres variava de 17 a 39 anos, em sua maioria de cor branca e com renda familiar inferior a dois salários mínimos. Seis delas haviam realizado cerca  de seis ou mais consultas pré-natal, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Outro dado importante relaciona-se ao tipo de parto realizado pela mulher, 67% delas realizaram cesárea, parto responsável por aumentar os índices de mortalidade”, ressaltou a  enfermeira.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece à população o atendimento pré-natal, com no mínimo seis consultas, exames de rotina e vacinação antitetânica, além de duas ultra-sonografias.

“A orientação é dada a todas as mulheres para que assim que descobrirem a gravidez procurarem  a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, lá vão receber orientações de profissionais adequados e serem encaminhadas aos exames necessários”, conclui a enfermeira.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa