Prefeitura apresenta projeto “Sacolas ecológicas e o nosso compromisso com o planeta.”

A Secretaria Municipal de Educação apresentou na amanhã desta quinta-feira (12/03) a entidades e representantes de escolas estaduais, municipais e particulares informações importantes sobre o projeto “Sacolas ecológicas e o nosso compromisso com o planeta.”

De acordo com o secretário de educação Félix Dalmut o foco da campanha é a educação ambiental e ecológica dos alunos. ” Nós sabemos que este projeto, que começou com os empresários e agora ganha mais forças com o apoio da prefeitura, não é para acontecer amanhã, os hábitos das pessoas não se mudam rapidamente. Temos que primeiro criar a consciência ecológica – Nós vamos garantir isso com ajuda dos professores dentro das escolas” afirmou o secretário.

Entre os palestrantes, Kátia Parizotto – voluntária da agenda 21 falou sobre os nossos costumes, que devem ser mudados para atingir o objetivo deste projeto. Ela mostrou estatísticas e apontou os problemas que as sacolas plásticas causam para a natureza, já que  esse material é de difícil reciclagem e por isso, permanecem no meio ambiente.

João Bassoto, coordenador de políticas ambientais ressaltou que o Túnel Ecológico, instalado no parque da Femi será ativado em abril para a visitação de alunos e contará também com uma palestra sobre a importância do projeto.

Segundo o empresário Dalmor Badotti o projeto começou a ser discutido depois que se descobriu que só em Xanxerê são utilizadas, por mês, mais de um milhão de sacolas plásticas. “Hoje temos 95 % dos supermercados aderindo ao projeto, mas precisamos  ter o apoio de todos os estabelecimentos comerciais”, explicou Badotti.

De acordo com Edson Marció, a sacola plástica utilizada hoje para transportar as compras é feita de petróleo, material não reciclável diferentemente dos sacos de lixo, que já são feitos com matéria prima mais barata o que pode diminuir ainda mais o impacto ambiental.

A coordenadora do projeto Grasiela Téo, além de explicar detalhes de como vai funcionar este projeto nas escolas e entidades apresentou o folder, que será o símbolo da campanha na cidade.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.